Carregando...
 

online

ADS On-line

O ADS Online é um evento que tem como objetivo manter ativa a comunidade do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFBA durante o período de isolamento e suspensão das atividades formais de ensino. O evento busca fomentar  visões críticas e reflexões sobre o contexto social e tecnológico que estamos vivendo, motivando o corpo discente a continuar os estudos através do contato com temáticas e tecnologias contemporâneas e tendenciais na área de Computação, assim como com novos paradigmas educacionais e sociais.

O evento acontecerá ao longo de 3 dias, através de conferências virtuais em formatos de palestras individuais ou painéis. Serão utilizadas plataformas on-line de difusão de vídeos, os quais poderão ser livremente acessados pela comunidade interna e externa do curso de ADS. Cada dia terá um tema como foco e três sessões de apresentações: com início às 19h, 20h e 21h. Cada apresentação ou painel terá uma duração de 30 minutos. Além disso, haverá mais 20 minutos para discussão e 10 minutos de intervalo.

O evento está sendo realizado pela coordenação do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Sistemas Distribuídos, Otimização, Redes e Tempo-Real (GSORT) e a Chefia do Departamento de Computação do campus Salvador.

Quando? de 15 a 17 de junho de 2020

Onde? YouTube (links abaixo)

Inscrições: http://bit.do/ads-online

 
PROGRAMAÇÃO

 

Dia 1 (15/06/2020): Uso de Tecnologias no Combate à COVID-19

  • 19:00 - Abertura, com Ives Lima (Diretor Geral do Campus, Matemática/IFBA) e Pablo Florentino (Coordenador do curso de ADS/IFBA). Link: https://youtu.be/jL2vvfHK_V4
  • 19:10 - Palestra "Dados abertos e COVID-19" com Pablo Florentino / Luis Borges (Computação/IFBA).
    Moderador: Manoel Neto (Computação/IFBA). Apresentação (Download). Link: https://youtu.be/2ISFhq06Xkc
  • 20:00 - Palestra "Como Big Data pode ajudar países e empresas na pandemia", com Methanias Colaço (Computação/UFS).
    Moderador: Grimaldo Oliveira (PRODEB). Link: https://youtu.be/s5c-U_dSl10
  • 21:00 - Painel "Projetos do DACOMP/IFBA para combate à COVID-19", com Allan Freitas (Computação/IFBA), Antônio Carlos Souza (Computação/IFBA) e Romilson Sampaio (Computação/IFBA).
    Moderador: Grinaldo Oliveira (Computação/IFBA). Link: https://youtu.be/axYa1f-s9jY

Dia 2 (16/06/2020): Educação e Aspectos Humanos

  • 19:00 - Painel "Saúde mental, educação e trabalho em tempos de pandemia" com Samir Mortada (Psicologia/IFBA) e Cristiane Copque (Pedagoga/DEPAE/IFBA).
    Moderador: Roberto Andrade (Português/DALV/IFBA). Link: https://youtu.be/nqJpFfyWzc4
  • 20:00 - Palestra "Pandemia e educações (ou você acha que só existe uma?)" com Frederico Gonçalves (Educação/Prefeitura de Belo Horizonte/MG).
    Moderador: Roberto Melo (Política e Gestão da Educação/DSPP/IFBA). Link: https://youtu.be/m3nkyuZU1WA
  • 21:00 - Palestra "Rumo à Educação 4.0", com Jowaner Araujo (Computação/IFBA).
    Moderador: Maurício Pitangueira (Computação/IFBA). Link: https://youtu.be/J2bFKTs0lIQ

Dia 3 (17/06/2020): Mercado de Trabalho e Pós-graduação

  • 19:00 - Painel "Alunos e ex-alunos de ADS atuando fora do estado/país", com Eliakin Oliveira, Felix Simas, Mariana Barreiros e Pedro Raimundo.
    Moderadora: Flávia Maristela (Computação/IFBA). Link: https://youtu.be/VRJLe2U_l_M
  • 20:00 - Palestra "Carreira em computaçāo fora do país — oportunidades e desafios na indústria e na academia", com Bruno Carreiro (Computação/Cal Poly - EUA)
    Moderador: Simone Amorim (Computação/IFBA). Link: https://youtu.be/cnQvSlz3q6o
  • 21:00 - Painel "Ex-alunos de ADS e carreira acadêmica", com Marcio Macedo, Elidiane Santos e Jorge Pereira.
    Moderador: Frederico Barbosa (Computação/IFBA). Link: https://youtu.be/ja3Vc_ZuMV8

Dia 4 (22/06/2020): Perspectivas de futuro

  • 19:30 - Palestra "O que será o amanhã? Responda quem puder", com Prof. Agnaldo Freire (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia / IFBaiano). Link: https://youtu.be/Sqga7ytjazM
  • Apresentação do Desafio de implementação para o combate à Covid19, voltado aos alunos de ADS. Link será informado após a palestra.