Carregando...
 

Semestre 3

INF007 – BANCO DE DADOS I (90h – 5 créditos)

Contextualização em relação a demais técnicas de processamento de dados; Introdução aos conceitos de bancos de dados: tipos, componentes, etc.; Modelos (conceitual, lógico e físico); Modelo de Entidade e Relacionamento; Regras de normalização de dados; Projeto de Bancos de Dados – Modelo Relacional; Mapeamento Modelo Conceitual para Modelo Lógico; Gerenciamento de transações e controle de concorrência; Álgebra Relacional; Linguagem de definição e manipulação de dados( SQL – DDL e DML).

Calendário
Material didático
Página da disciplina

INF008 – PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS (90h – 5 créditos)

Orientação a Objetos, Objetos, Classes, Métodos, Atributos, Construtores e Destrutores; Sobrecarga; Herança; Redefinição de Métodos; Polimorfismo; Classes e Métodos Abstratos; Interface; Exceções; Construção de Aplicações Orientadas a Objetos.

Calendário
Material didático
Página da disciplina

INF009 – SISTEMAS OPERACIONAIS (90h – 4 créditos)

Sistemas Operacionais: definição, histórico, tipos e principais características. Processos. Gerência de Processos. Escalonamento de Processos. Comunicação entre Processos. Threads. Programação Concorrente. Gerência de Memória. Memória Virtual. Gerência de Disco. Gerencia de Arquivos. Estudo de Caso Windows. Estudo de Caso GNU/Linux. Virtualização. Tópicos de Sistemas Operacionais Embarcados. Tópicos de Sistemas Operacionais Distribuídos. Tópicos de Sistemas Operacionais de Tempo Real. Escalonamento para Sistemas de Tempo Real.

Calendário
Material didático
Página da disciplina

INF021 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO (300h – 10 créditos)

Atividade interdisciplinar, O estagio supervisionado deverá ser realizado em empresas públicas e privadas de tecnologia da informação ou em organizações que possuem uma área de tecnologia da informação, bem como em ambientes especializados em engenharia de software, como fábricas de software. O projeto de estágio deve indicar os objetivos e detalhar a observação e a participação em atividades de pesquisa, analise planejamento e realização de práticas. A avaliação do estagio deve envolver freqüência e desempenho e os elementos básicos para a avaliação devem ser: Projeto de Estagio; Relatório Final de estagio; Parecer da Instituição. Ver normas das atividades interdisciplinares e normas acadêmicas.

Calendário
Material didático
Página da disciplina

ADM500 – INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO (60h – 4 créditos)

O fenômeno administrativo. Organizações e administração: conceitos básicos. Funções organizacionais: produção (ou operações), marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças, recursos humanos. Funções administrativas. O processo de gestão: competências e papéis. A instituição administrativa e a sociedade. A realidade administrativa brasileira atual.

Calendário
Material didático
Página da disciplina