Carregando...
 

Curso de Extensão sobre Mercado de Ações e Uso da Computação

O curso livre de extensão “Introdução ao Mercado de Ações e Uso da Computação”  tem como objetivo capacitar seus participantes em conhecimentos relativos à área de investimentos, destacando-se os diferentes tipos de aplicação financeira e o entendimento do funcionamento do mercado de ações em uma perspectiva do uso da computação na implementação de modelos de análises preditivas com o intuito de maximizar o retorno sobre os investimentos.

Período de Realização

O curso livre  será entre 22/05/2021 a 12/06/2021, em modalidade à distância, com duração de 16 horas, espaçado em 4 sábados com duração de 4 horas cada, em turno matutino. 

Objetivos 

Este curso possui dois objetivos principais:

  • Prover os participantes de conceitos do mercado de renda variável e educação financeira, para planejamento de sua vida futura;
  • Indicar possibilidades de aprofundamento teórico e prático para realização de trabalhos de conclusão de curso ou pesquisas associadas (utilizando-se de conceitos na área de computação) que possam significar conhecimentos em prol de inovações no mercado financeiro, gerando expertise para futuros profissionais que atuem no setor.

Método

O curso livre será ministrado em modalidade à distância, espaçado em 4 sábados com duração de 4 horas cada. Serão abordados os seguintes tópicos, seguindo a seguinte sequência programática:

Sábado 1 (22/05/2021) – Conceitos de Planejamento Financeiro, Sistema Financeiro Nacional, Renda Fixa e Renda Variável e História do Mercado de Ações.
Sábado 2 (29/05/2021) – Conceitos de Ações, Perfil de Investidor e Acesso ao Mercado de Ações, incluindo uso de ferramentas de home-broker.
Sábado 3 (05/06/2021)  – Conceitos de Análise Fundamentalista e Análise Técnica e oportunidades de uso de algoritmos para escolha de ações.
Sábado 4 (12/06/2021)  – Montagem de Carteira de Ações, Análise de Mercado, Imposto de Renda e Dicas de Sites, Livros e Filmes interessantes.

Serão realizadas a explanação de conceitos através do uso de slides e demonstrações de ferramentas (Excel, home-broker com ambiente de programação de computadores).

Participantes

Serão ofertadas 50 vagas para o corpo interno do IFBA e 50 vagas externas. Se esgotada a capacidade de inscrições, será realizado um cadastro de reserva.

Resultado Esperados

O público do curso será de pessoas interessadas em adquirir conceitos práticos sobre investimentos no mercado variável. Naturalmente, espera-se com os participantes a construção de pensamento crítico sobre o mercado financeiro e potencial uso da computação para resolução de problemas do setor, bem como uso de ferramentas que possam auxiliar no processo decisório de qual tipo de ação é mais conveniente para o retorno esperado em uma aplicação. Este pensamento crítico é necessário para que o participante possa compreender como poderá ser aplicado os conhecimentos adquiridos em cursos da área de computação, mais especificamente, àquelas direcionadas à programação de computadores, com a finalidade de gerar inovação e mão de obra especializada. Também é intuito do curso, o fomento de trabalhos de conclusão de curso, bem como pesquisas aplicadas na área.

Organização

Este projeto é uma iniciativa da Coordenação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CADS) e tem os seguintes organizadores:

  • Grinaldo Oliveira (Coordenador do Projeto)
  • Victor Lima Cerqueira (Voluntário)
  • Matheus Lucas da Silva Macedo (Voluntário)
  • Pedro Felipe Vanderlei da Silva Lima (Voluntário)
  • Gabriel Siddhartha Lacerda Andrade (Voluntário)

Realização

Logo ADS  

Gsort

Apoio 

PROEX  

 

Clique aqui para realizar sua inscrição

Inscrições disponíveis até 15/05/2021