Carregando...
 

Curso de Extensão sobre Mercado de Ações e Uso da Computação

O curso livre de extensão “Introdução ao Mercado de Ações e Uso da Computação”  tem como objetivo capacitar seus participantes em conhecimentos relativos à área de investimentos, destacando-se os diferentes tipos de aplicação financeira e o entendimento do funcionamento do mercado de ações em uma perspectiva do uso da computação na implementação de modelos de análises preditivas com o intuito de maximizar o retorno sobre os investimentos.

Período de Realização

O curso livre  foi realizado entre 22/05/2021 a 12/06/2021, em modalidade à distância, com duração de 16 horas, espaçado em 4 sábados com duração de 4 horas cada, em turno matutino. 

Links das aulas à distância:

22/5/2021 - 8:00hrs - Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=KxZ_U_0OGFk
29/5/2021 - 8:00hrs - Link Youtube: https://youtu.be/Vxbv_NywMfk
05/6/2021 - 8:00hrs - Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xukhnY10JQY
12/6/2021 - 8:00hrs - Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=JDIXiupfEbo

Objetivos 

Este curso possui dois objetivos principais:

  • Prover os participantes de conceitos do mercado de renda variável e educação financeira, para planejamento de sua vida futura;
  • Indicar possibilidades de aprofundamento teórico e prático para realização de trabalhos de conclusão de curso ou pesquisas associadas (utilizando-se de conceitos na área de computação) que possam significar conhecimentos em prol de inovações no mercado financeiro, gerando expertise para futuros profissionais que atuem no setor.

Método

O curso livre será ministrado em modalidade à distância, espaçado em 4 sábados com duração de 4 horas cada. Serão abordados os seguintes tópicos, seguindo a seguinte sequência programática:

Sábado 1 (22/05/2021) – Conceitos de Planejamento Financeiro, Sistema Financeiro Nacional, Renda Fixa e Renda Variável e História do Mercado de Ações.
Sábado 2 (29/05/2021) – Conceitos de Ações, Perfil de Investidor e Acesso ao Mercado de Ações, incluindo uso de ferramentas de home-broker.
Sábado 3 (05/06/2021)  – Conceitos de Análise Fundamentalista e Análise Técnica e oportunidades de uso de algoritmos para escolha de ações.
Sábado 4 (12/06/2021)  – Montagem de Carteira de Ações, Análise de Mercado, Imposto de Renda e Dicas de Sites, Livros e Filmes interessantes.

Serão realizadas a explanação de conceitos através do uso de slides e demonstrações de ferramentas (Excel, home-broker com ambiente de programação de computadores).

Participantes

Serão ofertadas 50 vagas para o corpo interno do IFBA e 50 vagas externas. Se esgotada a capacidade de inscrições, será realizado um cadastro de reserva.

Resultado Esperados

O público do curso será de pessoas interessadas em adquirir conceitos práticos sobre investimentos no mercado variável. Naturalmente, espera-se com os participantes a construção de pensamento crítico sobre o mercado financeiro e potencial uso da computação para resolução de problemas do setor, bem como uso de ferramentas que possam auxiliar no processo decisório de qual tipo de ação é mais conveniente para o retorno esperado em uma aplicação. Este pensamento crítico é necessário para que o participante possa compreender como poderá ser aplicado os conhecimentos adquiridos em cursos da área de computação, mais especificamente, àquelas direcionadas à programação de computadores, com a finalidade de gerar inovação e mão de obra especializada. Também é intuito do curso, o fomento de trabalhos de conclusão de curso, bem como pesquisas aplicadas na área.

Organização

Este projeto é uma iniciativa da Coordenação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CADS) e tem os seguintes organizadores:

  • Grinaldo Oliveira (Coordenador do Projeto)
  • Victor Lima Cerqueira (Voluntário)
  • Matheus Lucas da Silva Macedo (Voluntário)
  • Pedro Felipe Vanderlei da Silva Lima (Voluntário)
  • Gabriel Siddhartha Lacerda Andrade (Voluntário)

Realização

Logo ADS  

Gsort

Apoio 

PROEX  

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

--------------------

Comunicado de 16/05/2021

 

Prezado (a) Aluno (a) do Curso de Extensão "Introdução ao Mercado de Ações e Uso da Computação",

Meu nome é Grinaldo Lopes de Oliveira, Professor do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal da Bahia e seu tutor neste curso de extensão.

Antes de iniciar os comunicados de acesso ao curso, o (a) parabenizo pela inscrição em um dos cursos de extensão de nossa Instituição. O ato de aprender é uma das grandes virtudes da humanidade, sem limite de idade e disponível a qualquer tempo. Ficamos muito felizes por sua decisão, motivo que nos enche de orgulho no cumprimento de nossa missão institucional.

Agora vamos às informações importantes para sua participação em nosso curso de extensão.

O curso livre de extensão “Introdução ao Mercado de Ações e Uso da Computação” tem como objetivo capacitar seus participantes em conhecimentos relativos à área de investimentos, destacando-se os diferentes tipos de aplicação financeira e o entendimento do funcionamento do mercado de ações em uma perspectiva do uso da computação na implementação de modelos de análises preditivas com o intuito de maximizar o retorno sobre os investimentos

Ressalto que o curso é direcionado especialmente para leigos, pessoas que gostariam de adquirir conhecimentos sobre planejamento financeiro, diferentes tipos de investimentos e aplicações no mercado de ações, mas também para aqueles que querem aprender um pouco mais utilizando a computação como ferramenta de auxílio na tomada de decisões. Desta forma, apesar da computação estar inserida nos tópicos que iremos abordar ao longo do curso, iremos pontualmente discutir o uso desta tecnologia como ferramenta de auxílio, sem prejuízo algum ao público que não está habituado a este tipo de saber.

Pois bem, nossa metodologia de aulas compreenderá um total de 4 (quatro) encontros virtuais, aos sábados pela manhã, seguindo o cronograma e links disponíveis para acesso, listados abaixo:

Links das aulas à distância:

22/5/2021 - 8:00hrs - Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=KxZ_U_0OGFk
29/5/2021 - 8:00hrs - Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=JYTFofbs0h8
05/6/2021 - 8:00hrs - Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=xukhnY10JQY
12/6/2021 - 8:00hrs - Link Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=JDIXiupfEbo

Nossas aulas serão ao-vivo, transmitidas para a plataforma youtube, com a oportunidade de realizar perguntas através da ferramenta de chat disponível nesta plataforma.

Importante lembrar que, nos 30 minutos finais de cada dia, será disponibilizada uma lista de presença para medição da frequência em nosso curso. Os certificados serão emitidos APENAS para os que obtiverem 75% de frequência nas aulas virtuais.

Temos 4 (quatro) voluntários, alunos do Curso de Análise de Sistemas do IFBA (Victor Cerqueira,  Matheus Macedo, Pedro Lima, Gabriel Andrade), que apoiarão a operacionalização do curso em todas as suas etapas.

Todo o material abordado durante o curso será, paulatinamente, no decorrer das aulas, disponibilizado em nosso site  https://bit.ly/3ufALNe. Este comunicado, inclusive, está disponível lá também.

Para apoiar nossa comunicação, como segunda via disponível, visto que os comunicados serão feitos OFICIALMENTE por email, e maximizar o objetivo pedagógico de troca de conhecimentos durante o curso de extensão, criamos um grupo no aplicativo Telegram que poderá, OPCIONALMENTE, ser acessado por todos os participantes. Para entrar no grupo do Curso de Extensão de Introdução ao Mercado de Ações e Uso da Computação, acessem o link https://t.me/joinchat/dE4WvhBzSts4NzZh

Estarei também disponível em nossa jornada de aprendizado no grupo do Telegram ou por email nos endereços grinaldo@gmail.com (pessoal) e grinaldolopes@ifba.edu.br (institucional).

Desejo a todos (as), um excelente curso, saúde e paz.

 Forte abraço.

Grinaldo Lopes de Oliveira (grinaldolopes@ifba.edu.br)
Mestre em Computação
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFBA)
Curso Superior em Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

-----------------------------------------------

Material

 

Aula 1 - 22/05/2021 - SLIDES. Clique aqui para download

Aula 2 - 29/05/2021 - SLIDES. Clique aqui para download

Aula 3 - 05/06/2021 - SLIDES. Clique aqui para download

Aula 3 - 05/06/2021 - PLANILHA DE VALUATION. Clique aqui para download 

Aula 4 - 12/06/2021 - SLIDES. Clique aqui para download