DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO | SEMESTRE: 2º |
CÓDIGO DA DISCIPLINA: INF029 | |
CARGA HORÁRIA: 60 HORAS | |
PROFESSOR: RENATO NOVAIS | De 2014.2 a Atual |
Ensino Remoto 2021.1
Plano de Ensino Remoto para 2022.1
Objetivos Gerais
Continuar o desenvolvimento dos conceitos básicos de lógica de programação, estimulando o raciocínio lógico e estruturado para resolver problemas e desenvolver algoritmos, praticando conceitos com uso de uma linguagem de programação estruturada.
Ementa
Modularização, funções, recursividade, passagem de parâmetros por valor, ponteiros, passagem de parâmetros por referência, alocação dinâmica, API'S (Streams).
Método
A disciplina é divida em três partes, conforme descritas abaixo:
Parte 1
Assuntos: Modularização, funções, passagem de parâmetros por valor
Avaliação: Trabalho (30%) + Prova escrita (70%) + (opcionalmente) atividades extras com pontos extras
Parte 2
Assuntos: Ponteiros, passagem de parâmetros por referência, alocação dinâmica
Avaliação: Trabalho (30%) + Prova escrita (70%) + (opcionalmente) atividades extras com pontos extras
Parte 3
Assuntos: Recursividade, API'S (Streams).
Avaliação: Trabalho (30%) + Prova escrita (70%) + (opcionalmente) atividades extras com pontos extras OU Prova escrita (100%) + (opcionalmente) atividades extras com pontos extras.
A nota final do aluno na disciplina é a média ponderada das notas das 3 partes.
O aluno deve estudar pela bibliografia da disciplina presente na ementa da mesma (as ementas das disciplinas podem ser encontradas no menu Disciplinas -> Ementas). Além disso, o aluno deve considerar o material de apoio disponível no final dessa página (Seção Links).
Para um acompanhamento individualizado mais efetivo, é importante que o aluno procure o professor no horário de atendimento.
Vídeo Aulas
- Modularização: Trabalhando com múltiplos arquivos em C
- Explicação do Trabalho 1
- Projeto Sys-Escola: leia o readme.md, disponível no repositório da disciplina
Links
Assuntos abordados (apenas alguns links pesquisados na internet)
Referências para material de apoio a disciplina
- Ver GitHub da disciplina
- Ver transparências e trabalhos na galeria da disciplina
- Questões extras: http://dojopuzzles.com/problemas/todos/
- Olimpíada Brasileira de Informática: http://olimpiada.ic.unicamp.br/
- Buscar apostilas de C: clique aqui.
Avaliação da disciplina por alunos
Semestralmente, a partir de 2017.2, os alunos são convidados a avaliar a disciplina de forma voluntária e anônima. Abaixo, estão disponíveis os relatórios das avaliações